fbpx
Loader

Otimização:

Aprimoramento com a finalidade de conseguir obter o maior e melhor rendimento possível.

CASA ÓTIMA é um conceito.

É um conceito que se baseia nestas mesmas duas palavras: CASA (aplicando-se à área da arquitetura e construção); ÓTIMA (por ser otimizada e ótima para si).

Com a otimização pretende-se focar no essencial: É fácil, rápida, económica, ótima.

Tendo em conta o contexto atual na área da arquitetura e construção, percebemos que seria necessário otimizar o processo, tempo, quantidades e custo, para a construção de uma casa.

Processo

O processo de construção de uma casa pode ser longo e complexo, trazendo muitas vezes aborrecimentos, desmotivação e cansaço.

O percurso é extenso: a escolha e aquisição de um terreno, definição daquilo que se pretende, o projeto de arquitetura, o licenciamento na câmara municipal, os pedidos de orçamento para construção, a construção propriamente dita, e todos os contratempos que se encontram pelo caminho em todas estas etapas.

É um processo natural mas com o qual muitos desanimam.

A Casa Ótima retira praticamente todo este peso do cliente, simplificando o processo, pois todo ele foi já optimizado.

Como é um projeto já pré-definido, ele estará pronto a ser licenciado na câmara e posteriormente construído, sem margens de erro.

Tempo

O tempo acaba por ser muito reduzido em comparação a um processo normal.

Pelo facto de se tratar de um projeto pré-concebido, todo o processo é agilizado, desde a fase de definição de materiais, ou licenciamento na câmara, até à fase de construção, devido ao conhecimento prévio do mesmo – é uma casa construída várias vezes por nós e como tal é feita mais rapidamente.

Quantidades

As quantidades relativas às áreas ou materiais também são reduzidas ao essencial.

Não se prescinde das áreas necessárias para cada espaço! A redução da área de construção (o que vai também reduzir o preço de construção), é conseguida através do desenho arquitetónico, não de cada espaço individualmente, mas da relação entre os vários espaços, reduzindo por exemplo o espaço de circulação que é “desnecessário”.

Com menos área, menos quantidade de material e menos mão-de-obra, logo, melhores custos. Define-se muito bem a utilização e localização dos materiais para não haver desperdícios e para que estes sejam apropriados a cada uso específico.

Custo

O custo vai ser reduzido como consequência de toda a otimização demonstrada anteriormente, Pretende-se fazer um preço justo relativamente ao projeto em questão.

A ideia é precisamente que a Casa Ótima seja acessível a todos, com valores reais e ajustados aos dias de hoje, sem nunca prescindir de qualidade, funcionalidade e beleza

CASA ÓTIMA

 

Para se conseguir um resultado tão positivo, em todos estes fatores, foi necessário, desde logo, assumir uma estratégia de otimização.

O desenho arquitetónico nunca poderia ser feito de uma forma que fosse encarecer a sua construção. No entanto, também não se poderia simplificar o desenho do espaço de maneira a torna-lo impessoal ou demasiado específico. Queria-se uma casa adequada a todos os gostos.

Para começar, desenhou-se a estrutura da casa com um traçado simplificado, de forma a poder ser ajustável a cada terreno com relativa facilidade e promovesse um desempenho eficiente.

Da simplificação estrutural, resulta um desenho de arquitetura claro, limpo e minimal, com espaços confortáveis e acolhedores.

Obtém-se um ótimo equilíbrio entre a simplicidade e o conforto que procura numa casa.